Portal Uai – por Helvécio Carlos – 22/07/2018 – 10:00
Às vésperas de comemorar os 20 anos da estreia do espetáculo Acredite, um espírito baixou em mim, o ator Maurício Canguçu sabe que tem pela frente um grande desafio para continuar mantendo a peça em cena por mais alguns bons e belos anos. Sem poupar nem a si mesmo, coloca o dedo na ferida: “Ao longo dos anos, perdemos um pouquinho o canal de comunicação com o público”, afirma, referindo-se aos nem tão novos assim caminhos demarcados pelas redes sociais.
“Uma geração mais nova de atores, como o pessoal do stand up, sabe fazer uso dessas ferramentas muito bem. Tanto é que espetáculos deles produzidos por nós em Belo Horizonte lotaram e exigiram sessão extra.” Maurício reconhece que esse déficit na comunicação está relacionado principalmente a uma questão geracional. “Nós não temos tanta paciência em usar as redes sociais como, por exemplo, quem já nasceu nesse meio, mas temos que estabelecer esse contato”, pondera.
Nesse novo caminho, Canguçu e Ílvio Amaral já deram o primeiro passo. Em sua produtora, a Cangaral, foi montado um setor para produção de conteúdos para a internet. Os primeiros resultados impressionaram os sócios. O primeiro vídeo do Espírito alcançou média de 3 mil visualizações (quase nada, comparando-se com as performances dos reis da internet). “Como trocamos os vídeos a cada segunda-feira, os números subiram de forma impressionante. Na última contagem, eram mais de 45 mil visualizações”, cita, acreditando estar no caminho certo para atrair o público que não desgruda os olhos do celular.